O café é uma das bebidas mais populares do mundo.

Graças aos seus altos níveis de antioxidantes e nutrientes benéficos, também parece ser bastante saudável.

Estudos mostram que os bebedores de café têm um risco muito menor de várias doenças graves. Inclusive podendo auxiliar na longividade!

Aqui estão os 13 principais benefícios para a saúde do café.

1. Pode melhorar os níveis de energia e torná-lo mais inteligente

O café pode ajudar as pessoas a se sentirem menos cansadas e aumentar os níveis de energia (fonte confiável2 ).

Isso porque contém um estimulante chamado cafeína – a substância psicoativa mais comumente consumida no mundo ( 3 ).

Depois de beber café, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea. De lá, ele viaja para o seu cérebro ( 4 ).

No cérebro, a cafeína bloqueia o neurotransmissor inibitório adenosina.

Quando isso acontece, aumenta a quantidade de outros neurotransmissores, como a noradrenalina e a dopamina, levando a um aumento do disparo dos neurônios ( 5 ,Fonte Confiável).

Muitos estudos controlados em humanos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral – incluindo memória, humor, vigilância, níveis de energia, tempos de reação e função mental geral ( 7 , 8 , 9 ).

RESUMO

A cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório em seu cérebro, o que causa um efeito estimulante. Isso melhora os níveis de energia, humor e vários aspectos da função cerebral.

2. Pode ajudar você a queimar gordura

A cafeína é encontrada em quase todos os suplementos comerciais de queima de gordura – e por boas razões. É uma das poucas substâncias naturais comprovadas para ajudar na queima de gordura.

Vários estudos mostram que a cafeína pode aumentar sua taxa metabólica em 3–11% (10 Fonte Confiável11 Fonte Confiável).

Outros estudos indicam que a cafeína pode aumentar especificamente a queima de gordura em até 10% em indivíduos obesos e 29% em pessoas magras (12 Fonte Confiável).

No entanto, é possível que esses efeitos diminuam nos bebedores de café a longo prazo.

RESUMO

Vários estudos mostram que a cafeína pode aumentar a queima de gordura e aumentar sua taxa metabólica.

3. Pode melhorar drasticamente o desempenho físico

A cafeína estimula o sistema nervoso, sinalizando às células de gordura para quebrar a gordura corporal (13 Fonte Confiável14 ).

Mas também aumenta os níveis de epinefrina (adrenalina) no sangue (15 Fonte Confiável16 Fonte Confiável).

Este é o hormônio de luta ou fuga, que prepara o corpo para um esforço físico intenso.

A cafeína decompõe a gordura corporal, tornando os ácidos graxos livres disponíveis como combustível (17 Fonte Confiável18 ).

Diante desses efeitos, não é surpreendente que a cafeína possa melhorar o desempenho físico em 11–12%, em média (20 Fonte Confiável29 ).

Portanto, faz sentido ter uma xícara de café forte cerca de meia hora antes de ir para a academia.

RESUMO

A cafeína pode aumentar os níveis de adrenalina e liberar os ácidos graxos dos tecidos adiposos. Isso também leva a melhorias significativas no desempenho físico.

4. Contém Nutrientes Essenciais

Muitos dos nutrientes nos grãos de café chegam ao café acabado de fazer.

Uma única xícara de café contém ( 21 ):

  • Riboflavina (vitamina B2): 11% da Ingestão Diária de Referência (IDR).
  • Ácido pantotênico (vitamina B5): 6% do IDR.
  • Manganês e potássio: 3% do IDR.
  • Magnésio e niacina (vitamina B3): 2% do IDR.

Embora isso possa não parecer grande coisa, a maioria das pessoas desfruta de várias xícaras por dia – permitindo que esses valores somem rapidamente.

RESUMO

O café contém vários nutrientes importantes, incluindo riboflavina, ácido pantotênico, manganês, potássio, magnésio e niacina.

5. Pode diminuir o risco de diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 é um grande problema de saúde, afetando atualmente milhões de pessoas em todo o mundo.

É caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue causados ​​pela resistência à insulina ou uma capacidade reduzida de secretar insulina.

Por alguma razão, os bebedores de café têm um risco significativamente reduzido de diabetes tipo 2.

Estudos observam que pessoas que bebem mais café têm um risco 23 a 50% menor de contrair essa doença. Um estudo mostrou uma redução tão alta quanto 67% ( 22 ,23 Fonte Confiável24 Fonte Confiável25 , 26 ).

De acordo com uma ampla revisão de 18 estudos em um total de 457.922 pessoas, cada xícara diária de café foi associada com um risco reduzido de 7% de diabetes tipo 2 (27 Fonte Confiável).

RESUMO

Vários estudos observacionais mostram que os consumidores de café têm um risco muito menor de diabetes tipo 2, uma doença grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

6. Pode protegê-lo da doença de Alzheimer e demência

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum e a principal causa de demência em todo o mundo.

Essa condição geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos e não há cura conhecida.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para evitar que a doença ocorra em primeiro lugar.

Isso inclui os suspeitos do costume, como comer saudável e se exercitar, mas beber café pode ser incrivelmente eficaz também.

Vários estudos mostram que os consumidores de café têm um risco até 65% menor de doença de Alzheimer ( 28 ,29 Fonte Confiável).

RESUMO

O Sconsumidores de café têm um risco muito menor de contrair a doença de Alzheimer, que é uma das principais causas de demência em todo o mundo.

7. Pode diminuir o risco de Parkinson

A doença de Parkinson é a segunda condição neurodegenerativa mais comum, logo atrás da doença de Alzheimer.

É causada pela morte de neurônios geradores de dopamina no cérebro.

Tal como acontece com a doença de Alzheimer, não há cura conhecida, o que torna muito mais importante para se concentrar na prevenção.

Estudos mostram que os bebedores de café têm um risco muito menor de doença de Parkinson, com uma redução de risco variando de 32 a 60% ( 30 , 31 ,32 Fonte Confiável33 ).

Neste caso, a cafeína em si parece ser benéfica, pois as pessoas que bebem descafeinadonão têm um risco menor de Parkinson (34 Fonte Confiável).

RESUMO

O Sconsumidores de café têm um risco até 60% menor de contrair a doença de Parkinson, o segundo distúrbio neurodegenerativo mais comum.

8. Pode proteger seu fígado

Seu fígado é um órgão incrível que realiza centenas de funções importantes.

Várias doenças comuns afetam principalmente o fígado, incluindo hepatite, doença do fígado gorduroso e muitos outros.

Muitas dessas condições podem levar à cirrose, na qual o fígado é amplamente substituído por tecido cicatricial.

Curiosamente, o café pode proteger contra a cirrose – pessoas que bebem 4 ou mais xícaras por dia têm um risco até 80% menor (35 Fonte Confiável36 Fonte Confiável37 Fonte Confiável).

RESUMO

O Sbebedores de café têm um risco muito menor de cirrose, que pode ser causada por várias doenças que afetam o fígado.

9. Pode combater a depressão e fazer você mais feliz

A depressão é um transtorno mental grave que causa uma qualidade de vida significativamente reduzida.

É muito comum, pois cerca de 4,1% das pessoas nos EUA atualmente atendem aos critérios de depressão clínica.

Em um estudo de Harvard publicado em 2011, as mulheres que bebiam 4 ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de ficarem deprimidas (38 Fonte Confiável).

Outro estudo em 208.424 indivíduos descobriu que aqueles que bebiam 4 ou mais xícaras por dia tinham 53% menos probabilidade de morrer por suicídio (39 Fonte Confiável).

RESUMO

O café parece diminuir o risco de desenvolver depressão e pode reduzir drasticamente o risco de suicídio.

10. Pode diminuir o risco de certos tipos de câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. É caracterizada pelo crescimento celular descontrolado em seu corpo.

O café parece ser protetor contra dois tipos de câncer: fígado e câncer colorretal.

O câncer de fígado é a terceira principal causa de morte por câncer no mundo, enquanto o câncer colorretal ocupa o quarto lugar (40 Fonte Confiável).

Estudos mostram que os bebedores de café têm um risco até 40% menor de câncer de fígado ( 41 , 42 ).

Da mesma forma, um estudo em 489.706 pessoas descobriu que aqueles que bebiam de 4 a 5 xícaras de café por dia tinham um risco 15% menor de câncer colorretal (43 Fonte Confiável).

RESUMO

O câncer de fígado e colorretal é a terceira e quarta principais causas de morte por câncer em todo o mundo. Os bebedores de café têm um risco menor de ambos.

11. Não causa doença cardíaca e pode diminuir o risco de AVC

Afirma-se frequentemente que a cafeína pode aumentar sua pressão arterial.

Isso é verdade, mas com um aumento de apenas 3-4 mm / Hg, o efeito é pequeno e geralmente se dissipa se você toma café regularmente (44 Fonte Confiável45 Fonte Confiável).

No entanto, pode persistir em algumas pessoas, por isso tenha isso em conta se tiver uma tensão arterial elevada (46 Fonte Confiável47 ).

Dito isto, os estudos não suportam a ideia de que o café aumenta o risco de doença cardíaca (48 Fonte Confiável49 ).

Pelo contrário, há algumas evidências de que as mulheres que bebem café têm um risco reduzido ( 50 ).

Alguns estudos mostram também que os consumidores de café têm um risco 20% menor de acidente vascular cerebral (51 Fonte Confiável52 Fonte Confiável).

RESUMO

O café pode causar aumentos moderados da pressão arterial, que geralmente diminuem com o tempo. Bebedores de café não têm um risco aumentado de doença cardíaca e têm um risco ligeiramente menor de derrame.

12. Pode ajudá-lo a viver mais

Como os consumidores de café têm menos probabilidade de contrair muitas doenças, faz sentido que o café possa ajudá-lo a viver mais .

Vários estudos observacionais indicam que os bebedores de café têm um risco menor de morte.

Em dois estudos muito grandes, beber café foi associado a 20% de redução do risco de morte em homens e a 26% a redução do risco de morte em mulheres, em 18-24 anos (53 Fonte Confiável).

Este efeito parece particularmente forte em pessoas com diabetes tipo 2. Em um estudo de 20 anos, indivíduos com diabetes que tomavam café tinham um risco 30% menor de morte ( 54 ).

RESUMO

Vários estudos mostram que os bebedores de café vivem mais e têm menor risco de morte prematura.

13. A Maior Fonte de Antioxidantes na Dieta Ocidental

Para as pessoas que comem uma dieta ocidental padrão, o café pode ser um dos aspectos mais saudáveis ​​de sua dieta.

Isso porque o café é bastante rico em antioxidantes. Estudos mostram que muitas pessoas obtêm mais antioxidantes do café do que de frutas e vegetais combinados (55 Fonte Confiável56 Fonte Confiável57 ).

Na verdade, o café pode ser uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta.

RESUMO

O café é rico em antioxidantes poderosos, e muitas pessoas obtêm mais antioxidantes do café do que de frutas e vegetais combinados.


Traduzido e adaptado por Paradigma Feminino


Fonte: Healthline

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